À medida que mais publishers optam por balancear a receita de compras no aplicativo com anúncios no aplicativo, continuamos a observar o impacto dessa mudança na experiência e na retenção dos jogadores.
Por quê? Nós acreditamos que seu modelo de monetização precisa fazer mais do que somente gerar receita para o jogo. Você também precisa saber como incorporar anúncios ao seu modelo atual pode manter os jogadores contentes e satisfeitos com o jogo.
Por isso, encomendamos pesquisas para observar o impacto da monetização de anúncios segundo as perspectivas de publishers e jogadores.
Inicialmente, o relatório de março de 2020 que o Audience Network da Meta encomendou com a App Annie, Monetização de anúncios em jogos para celular – o potencial não explorado, analisou jogos que utilizam um SDK para plataforma de anúncios e o impacto em fatores relacionados ao desempenho, incluindo downloads do aplicativo, usuários ativos mensais, gasto do consumidor, sessões do usuário e o tempo gasto no aplicativo.
Posteriormente, o relatório da 2CV, "Por que a publicidade em jogos baseada em anúncios é boa para todas as partes?", perguntou a jogadores sobre o impacto dos anúncios no aplicativo na experiência deles.
Por último, o estudo Gênero e melhores jogos, encomendado pelo Facebook IQ com a Interpret, entrevistou mais de 13 mil consumidores de jogos para celular em 11 países a fim de entender melhor os tipos de anúncios que os jogadores gostaram de ver e quais modelos de monetização funcionam bem em todos os gêneros de jogos.
Confira o que descobrimos sobre como os anúncios no aplicativo geram valor de curto prazo para a experiência no jogo e valor de longo prazo para a retenção.
Alguns publishers acreditam que os anúncios podem prejudicar o tempo gasto no aplicativo. Porém, segundo a pesquisa:
Dados que a App Annie obteve de publishers mostraram aumento no tempo total gasto no aplicativo nos períodos de um e três meses após a instalação de um SDK para anúncios¹.
Segundo a pesquisa da 2CV, pouco mais da metade (51%) dos consumidores de jogos para celular afirmaram jogar durante mais tempo devido à exposição a anúncios nos jogos, o que acontece em todos os mercados testados². Em mercados emergentes, o aumento no tempo de jogabilidade se destaca de modo particular. Jogadores no Vietnã (74%) e no Brasil (59%) afirmaram jogar durante mais tempo após verem anúncios nos jogos (2CV, julho de 2020).
Alguns publishers que fazem uso significativo de compras no aplicativo (como publishers de RPG) receiam que incorporar anúncios no aplicativo possa prejudicar a receita gerada pelas compras no aplicativo e reduzir a qualidade da experiência dos jogadores. No entanto, encontramos evidências justamente do contrário.
Um de nossos parceiros publishers de RPG afirmou que, após insistir em monetizar somente com compras no aplicativo, ele implementou vídeos com incentivo e obteve aumento no gasto do consumidor³.
Jinxi Yang, diretor de Publicidade da Mechanist Games
A Gogii Games, outro parceiro nosso que é publisher de jogos, disse que a maior e mais satisfatória surpresa foi a resposta dos jogadores aos anúncios de vídeos com incentivo. Além do aumento no tempo gasto pelos jogadores no aplicativo, o atendimento ao cliente da Gogii também recebeu solicitações para adicionar o vídeo com incentivo a mais jogos, uma vez que os jogadores gostaram da possibilidade de ganhar mais moedas no jogo⁴.
Os jogadores que participaram do estudo "Gênero e melhores jogos" afirmaram que exagerar nas compras no aplicativo pode afastar jogadores de RPG. Mais de um terço dos jogadores de RPG na Coreia do Sul e um quinto nos EUA já abandonaram um jogo de RPG para celular devido ao excesso de compras no aplicativo⁵.
Para balancear as compras no aplicativo, recomendamos que os desenvolvedores implementem uma estratégia híbrida de monetização, incorporando anúncios no aplicativo juntamente das compras no aplicativo. Os jogadores de RPG estão abertos a isso, com 90% deles no Japão e 70% nos EUA afirmando não ter problemas em ver anúncios no aplicativo (Interpret, novembro de 2019).
Dados que a App Annie obteve de publishers mostraram que a retenção se mantém estável após a instalação de um SDK para anúncios. Os jogos que começaram a implementar a monetização de anúncios continuaram a ampliar o número de downloads e de usuários ativos mensais no mundo todo e em vários gêneros de jogos (App Annie, março de 2020). Além disso, 57% dos desenvolvedores de jogos para celular acreditam que os anúncios no aplicativo podem aumentar a retenção de jogadores sem diminuir a qualidade da experiência no jogo⁶.
Jogadores que participaram da pesquisa da 2CV afirmaram que os anúncios no aplicativo os incentivam a jogar por mais tempo e com mais frequência, o que significa mais exposição a anúncios. Na verdade, 47% deles jogaram com mais frequência e 51% jogaram por mais tempo devido à publicidade no jogo (2CV, julho de 2020). Por quê?
obtiveram recompensas de anúncios
obtiveram ajuda de anúncios para desbloquear jogabilidades
gostaram do que os anúncios mostraram
acreditam que os anúncios não interromperam a jogabilidade
O consenso entre os consumidores de jogos para celular é claro: haverá satisfação com anúncios no jogo se essa publicidade mostrar itens relevantes e não interromper a jogabilidade (2CV, julho de 2020).
Alguns publishers podem estar curiosos sobre como os publishers mais bem-sucedidos estão monetizando os jogos, seja com compras no aplicativo, anúncios no aplicativo ou um modelo híbrido que una as duas estratégias. De acordo com os dados:
Os dados que a App Annie obteve de publishers mostraram que as instalações de SDK para plataformas de publicidade compartilhadas estão crescendo. 89% dos principais jogos do mundo utilizavam um SDK para plataforma de publicidade a partir de dezembro de 2019 (App Annie, março de 2020).
Segundo aproximadamente sete a cada dez publishers (69%) entrevistados pela Walnut Research, a monetização híbrida é o modelo de monetização que eles mais usam atualmente (Walnut Unlimited, abril de 2019).
A Habby, um de nossos parceiros publishers, afirmou que lançou o título Archero globalmente com sucesso após implementar anúncios no jogo e que 60% dos usuários ativos diários assistiram a anúncios (App Annie, março de 2020).
E como é a resposta dos jogadores aos anúncios?
Segundo a pesquisa da 2CV, a maioria (79%) dos jogadores estão satisfeitos com jogos que usam um modelo de monetização com anúncios. Um fato em destaque é que os jogadores gostam do vídeo com incentivo, pois muitos acreditam que ele é o mais útil e que menos interrompe a jogabilidade (2CV, julho de 2020). Essa satisfação acontece porque o modelo de monetização de anúncios mantém os jogadores engajados com o jogo. Além disso, o engajamento contínuo com o jogo contribui para a descoberta de novos conteúdos.
Como você já sabe, desenvolver um jogo bem-sucedido é totalmente diferente de criar um negócio de jogos próspero. Segundo o que observamos com as perspectivas de publishers e jogadores, incorporar anúncios no aplicativo pode ajudar a maximizar a receita e aprimorar a experiência no jogo.
Gostaria de ver mais insights úteis de publishers e jogadores sobre como mudar o modelo de monetização do jogo para incorporar anúncios no aplicativo?
Leia o nosso relatório em parceria com a App Annie, "Monetização de anúncios em jogos para celular – o potencial não explorado", para conferir mais dados de publishers sobre os anúncios no aplicativo. Veja também o relatório encomendado pela Meta com a 2CV, "Por que a publicidade em jogos baseada em anúncios é boa para todas as partes?", para saber mais sobre o impacto dos anúncios no aplicativo na experiências dos jogadores.
¹ Fonte: "Ad Monetization in Mobile Games: The Untapped Potential", App Annie (encomendado pelo Audience Network do Facebook), março de 2020. Um estudo dos mil principais aplicativos de jogos do mundo, com média obtida do iOS e do Google Play de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019.
² Fonte: "Mobile Games Advertising Report 2020", 2CV (encomendado pelo Audience Network do Facebook). Um estudo quantitativo e qualitativo sobre as mudanças na publicidade de jogos para celular desde 2017 e como a publicidade influencia os jogadores, realizado entre março e maio de 2020 nestes países: Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Reino Unido, Japão, Rússia, Turquia e Vietnã. Julho de 2020.
³ Fonte: Audience Network, "A Mechanist Games obteve um crescimento nas compras no aplicativo depois de integrar uma estratégia de anúncios no aplicativo", de abril a maio de 2019.
⁴ Fonte: Audience Network, "O publisher de jogos para celular, Gogii Games, dobra a receita do anúncio com o Audience Network".
⁵ Fonte: "Mobile Gaming Genre Study", Interpret (pesquisa online encomendada pelo Facebook IQ, com 13.412 consumidores de jogos para celular maiores de 18 anos nestes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Japão e Reino Unido. De novembro a dezembro de 2019)
⁶ Anúncios, IAP ou ambos? Pesquisa da Walnut Unlimited sobre monetização em jogos para celular (encomendada pelo Facebook), abril de 2019
Parte de Turbine seu jogo: encontre novas oportunidades de crescimento sustentável
Neste artigo, explicamos cada etapa por trás da tecnologia de lances no app com o Audience Network da Meta, além de estratégias de otimização.
8 de dezembro de 2022
Here, we explain each step behind the technology of in-app bidding with Meta Audience Network.
8 de dezembro de 2022
In this video, we explore strategies to optimize bidding metrics.
8 de dezembro de 2022
In this article and podcast, Rob Kiely and Michael Bertaut explore how unifying monetization and acquisition is key to building a great gaming business.
24 de novembro de 2022
Acompanhe os insights, atualizações e dicas de otimização mais recentes enviados para a sua caixa de entrada.