Configure o serviço celular no iPhone
A conexão celular do iPhone requer um SIM de uma operadora de celular; contate a operadora para configurar um plano celular.
Seu iPhone pode usar um nano-SIM para conectar-se à rede de uma operadora. Em um iPhone compatível com Dual SIM, você pode usar um nano-SIM e um eSIM para compatibilidade com Dual SIM (não disponível em todos os países ou regiões).
Aqui estão algumas das muitas maneiras de usar um Dual SIM:
Usar um número para uso profissional e outro para ligações pessoais.
Adicionar um plano de dados local ao viajar para outra região.
Ter planos de voz e dados separados.
Nota: para usar duas operadoras diferentes, o iPhone deve estar desbloqueado.
Instale o nano-SIM
Insira um clipe ou a ferramenta ejetora de SIM no pequeno orifício da bandeja do SIM e empurre na direção do iPhone para ejetar a bandeja.
Nota: a forma e a orientação da bandeja do SIM dependem do modelo de iPhone e da região.
Remova a bandeja do iPhone.
Coloque o nano-SIM na bandeja. O canto angulado determina a orientação certa.
Insira a bandeja no iPhone.
Caso tenha configurado um PIN no nano-SIM anteriormente, digite o PIN com atenção quando solicitado.
ADVERTÊNCIA: nunca tente adivinhar o PIN de um SIM. Uma tentativa incorreta pode bloquear permanentemente o SIM, impossibilitando que você faça ligações telefônicas ou use dados celulares através da operadora até que você obtenha um novo SIM. Consulte o artigo de Suporte da Apple Usar um PIN do SIM para iPhone ou iPad.
Importante: um nano-SIM pode ser necessário para usar serviços celulares ao conectar-se a redes GSM e algumas redes CDMA. Um iPhone ativado em uma rede sem fio CDMA também pode usar um nano-SIM para conectar-se a uma rede GSM, primeiramente para roaming internacional. O iPhone está sujeito às políticas da sua operadora de celular, a qual pode incluir restrições de mudança de operadora e roaming, mesmo após o término de um contrato de serviço mínimo exigido. Contate a sua operadora de celular para obter mais detalhes. A disponibilidade das capacidades celulares depende da rede sem fio, do modelo de iPhone e da localização.
Configure um plano celular com eSIM
Em modelos compatíveis com eSIM, o eSIM fornecido pela operadora é armazenado digitalmente no iPhone.
Acesse Ajustes > Celular e toque em “Adicionar Plano Celular”.
Posicione o iPhone para que o código QR fornecido pela operadora apareça na moldura ou digite os detalhes manualmente. Talvez você precise digitar um código de confirmação fornecido pela operadora.
Toque em “Adicionar Plano Celular”.
Se o plano novo for a segunda linha, siga as instruções na tela para configurar como deseja que os planos funcionem juntos.
Opcionalmente, você pode ativar o plano celular pelo app da operadora (se compatível). Acesse a App Store, transfira o app da operadora e use-o para ativar um plano celular.
Você pode armazenar mais de um eSIM no iPhone, embora seja possível usar apenas um eSIM por vez. Para alternar entre eSIMs, acesse Ajustes > Celular, toque no plano que deseja usar e toque em “Ativar Esta Linha”.
Caso tenha um nano-SIM, você pode usá-lo como segunda linha. Consulte o artigo de Suporte da Apple Como usar Dual SIM com um eSIM.
Gerencie planos celulares
Durante a configuração em modelos com Dual SIM, você pode escolher como o iPhone usa cada linha. Para alterar os ajustes posteriormente, faça o seguinte:
Acesse Ajustes > Celular.
Faça o seguinte:
Toque em Dados Celulares e escolha uma linha padrão. Para permitir que o iPhone use qualquer linha, dependendo da cobertura e da disponibilidade, ative “Permitir Alternação de Dados Celulares”.
Cobranças de roaming poderão incidir se “Dados em Roaming” estiver ativado e você estiver fora da região de cobertura da rede da operadora.
Toque em “Linha de Voz Padrão” e escolha uma linha.
Abaixo de Planos Celulares, toque em uma linha e altere os ajustes, como “Etiqueta do Plano Celular”, Ligações Wi‑Fi (se sua operadora oferecer esse serviço), Outros Dispositivos ou “PIN do SIM”. A etiqueta aparece nos apps Telefone, Mensagens e Contatos.
Ao usar Dual SIM, note o seguinte:
As Ligações Wi-Fi precisam ser ativadas para uma linha para que ela receba ligações enquanto a outra está em uso em uma ligação. Se você receber uma ligação em uma linha enquanto a outra estiver em uso e não houver conexão Wi-Fi disponível, o iPhone usará os dados celulares da linha que está em uso para receber a outra ligação. Podem ser cobradas taxas. A linha que está em uso na ligação precisa ter permissão para uso de dados nos ajustes de Dados Celulares (tanto como linha padrão quanto como linha não padrão com “Permitir Alternação de Dados Celulares” ativado) para receber a ligação da outra linha.
Se você não ativar Ligações Wi-Fi para uma linha, todas as ligações recebidas nessa linha (incluindo ligações de serviços de emergência) irão diretamente para o voicemail (se sua operadora oferecer esse serviço) quando a outra linha estiver em uso. Você não receberá notificações de ligações perdidas.
Se você configurar o encaminhamento de ligações condicional (se disponibilizado pela operadora) de uma linha para outra quando uma linha estiver ocupada ou fora de serviço, as ligações não irão para o voicemail; contate a operadora para obter informações de configuração.
Se você usar o iPhone com Dual SIM para retransmitir uma ligação telefônica feita a partir de outro dispositivo, como um Mac, a ligação usará a linha de voz padrão.
Se você iniciar uma conversa SMS/MMS no app Mensagens em uma linha, não será possível alternar a conversa para a outra linha; você precisará apagar a conversa e iniciar uma nova conversa na outra linha. Além disso, cobranças adicionais poderão incidir se você enviar anexos SMS/MMS pela linha que não está selecionada para dados celulares.
O Instant Hotspot e o Acesso Pessoal usam a linha selecionada para dados celulares.
Considere os custos de dados, voz e roaming aplicáveis ao gerenciar seus planos de celular, especialmente ao viajar com o iPhone. Consulte Visualize ou altere os ajustes de celular no iPhone.
Algumas operadoras permitem desbloquear o iPhone para usá-lo com outra operadora (taxas adicionais poderão incidir). Entre em contato com a sua operadora para obter autorização e informações de configuração. Consulte o artigo de Suporte da Apple Como desbloquear o iPhone para usar com outra operadora.